terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Inaugurou um novo capítulo: uma garoazinha de tristeza, uma saudade entreaberta, e o vento aborrecido. Sudoeste querendo abraçar tudo. E ela vagueando por aí sem nenhuma palavra que arranhasse o silêncio. O tempo contido nas coisas, os dias aprisionados na ansiedade já não deslizavam pelo calendário. Esperança já nem suspirava. Não havia espera de nada, apenas a companhia corriqueira: ela e a solidão_ mão com mão, rostos sem face. Já não desejava amores nem intrigas de paixão alguma: sossegou-se na solitude aceitando aos poucos o tempo alargado para se preencher com improvisos, sem horários rígidos, sem avisos. Preencheu de paz o espaço novo do coração esvaziado.


Marla de Queiroz

"Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias"


A poesia está guardada nas palavras – é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias
(do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios.


Manoel de Barros


p.s.: Também sou fraca pra elogios!Vou logo me "perdendo!!"
"Não é que acordei me achando hoje? Agora neguinho me trata mal e eu não deixo. Agora neguinho quer me judiar e eu mando pastar. Dei de achar que mereço ser amada. Veja se pode!"

"Ela tinha um nojo da dualidade de intenções dos seres humanos que ora amam, ora usam, e preferia a clareza da sacanagem e a certeza do vazio."
"Se você topasse ganhar o mundo comigo e fizesse valer o sentido de perder o medo eu iria mesmo, metia a cara, perdia o juízo me perderia na alegria de te pertencer por acaso ou descuido sempre tem um desvio, um trevo, um beco a nossa espera é nossa chance de pular do barco e eu me lanço no vento que me joga dentro, fundo, perto de onde você passa."
Que eu traga sempre amor no coração e que não me machuquem, que eu não machuque ninguém, que eu saiba valorizar minhas amizades verdadeiras e, que essas também saibam valorizar o carinho que lhes ofereço. Que minhas palavras, quando lhes dirijo, lhes toquem fundo no coração, podem não ser as mais poéticas, mas são carregadas de afeto e ternura...
Que eu saiba reconhecer o amor que recebo, sinceramente, de cada um e, que eu saiba retribuir...
Que assim SEJA!
"Gosto muito do meu mundinho. Ele é cheio de surpresas, palavras soltas e cores misturadas. Ás vezes tem um céu azul, outras tempestade. Lá dentro cabem sonhos de todos os tamanhos. Mas não cabe muita gente. Todas as pessoas que estão dentro dele não estão por acaso. São necessárias..."
'Mas também acho que aquilo que é bom, e de verdade, e forte, e importante – coisa ou pessoa – na sua vida, isso não se perde. E aí lembro de Guimarães Rosa, quando dizia que “o que tem de ser tem muita força”.'

"Então, com sua licença!"

"Sigo à risca. Me descuido e vou... Quebro a cara. Quebro o coração. Tropeço em mim.
Me atolo nos cinco sentidos. Viver não é perigoso? Então, com sua licença!"


Guimarães Rosa
Quero me esconder da hipocrisia, me desviar da mentira e passar batido de fofoca
quero reciclar minha audição, aprimorar minha visão
me desligar da maldade que alguns sorrisos escondem.
Não, não tenho medo, existe muita coragem dentro de mim,
mas eu posso fazer escolhas, e eu escolhi não me deixar contaminar!
"Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzisses, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento e falam porque supõem saber. Mas não sabem, porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente. Se sentissem não falariam."


Nelson Rodrigues
Existem pessoas que nos inspiram...
Outras que nos fazem bem...
E aquelas que, simplesmente
sem pedir licença,
tocam a nossa alma.
O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!
Estou cansada, cada vez mais incompreendida e insatisfeita comigo, com a vida e com os outros. Diz-me, porque não nasci igual aos outros, sem dúvidas, sem desejos de impossível? E é isso que me traz sempre desvairada, incompatível com a vida que toda a gente vive.

"Quem tem alma não tem calma..."

  Não sei quantas almas tenho
Cada momento mudei,
Continuamente me estranho
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma
Quem tem alma não tem calma(...)”


Fernando Pessoa
"Poesia é a loucura das palavras."


Manoel de Barros

"Me olha da onde estiver..."


De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh`alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu
Se queres partir ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu to pronta

Me colha madura do pé
Salve, salve essa nega
Que axé ela tem

Te carrego no colo e te dou minha mão
Minha vida depende só do teu encanto
Cila pode ir tranquila
Teu rebanho tá pronto
Teu olho que brilha e não para
Tuas mãos de fazer tudo e até
A vida que chamo de minha
Neguinha, te encontro na fé
Me mostre um caminho agora
Um jeito de estar sem você
O apego não quer ir embora
Diaxo, ele tem que querer
Ó meu pai do céu, limpe tudo aí
Vai chegar a rainha
Precisando dormir
Quando ela chegar
Tu me faça um favor
Dê um banto a ela, que ela me benze aonde eu for
O fardo pesado que levas
Desagua na força que tens
Teu lar é no reino divino
Limpinho cheirando alecrim


Dona Cila - Maria Gadú
"E tô achando bom, tô repetindo que bom, Deus, que sou capaz de estar vivo sem vampirizar ninguém, que bom que sou forte, que bom que suporto, que bom que sou criativo e até me divirto e descubro a gota de mel no meio do fel. Colei aquele “Eu Amo Você” no espelho. É pra mim mesmo."

"E vamos levando. Se ficar heavy metal demais, dou o fora."
"Não quero olhar para trás, lá na frente, e descobrir quilômetros de terreno baldio que eu não soube cultivar. Calhamaços de páginas em branco à espera de uma história que se parecesse comigo. Não quero perceber que, embora desejasse grande, amei pequeno."
Vai ter um brilho incerto e louco. Dos que nunca perdem pouco. Nunca levam pouco. Mas se um dia eu me der bem. Vai ser sem jogo.

Cazuza
Quando me sinto triste, sozinha, incompreendida, irritada, me lembro do cheiro daquela tarde, cheiro doce, sorrisos doces, a voz doce da minha avó e de repente esse perfume e sorrisos impregnam o ar e finalmente eu consigo me concentrar, me acalmar, me encontrar.
As aflições desaparecem para dar lugar a menina do doce e seu cabelo de estrelas
.
Meu plano de fuga de infância!!
Perco tudo menos a dignidade!! (hahaha)
Sempre achei que o pior não é esquecer! O pior é LEMBRAR!!
Então, se você tem este incrível dom de esquecer de tudo ou tem memória seletiva! Não sinta-se perdido no mundo! Adote a teoria do Tio Nietzsche :
"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Divirta-se e viva la vida!
"Muita gente deve achá-la antipaticíssima, mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável, mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor."
 Quero desviar o foco dos meus grandes sonhos, tirar o pé do acelerador dos dias, tirar férias dessa busca por superação, pra não deixar passar despercebido meus milagres diários.
Tenho olhado muito adiante, perdendo de vista a beleza do agora.

"Quero luz, muita luz pra poder sorrir a qualquer hora do dia e não deixar nada atravancar o caminho."


No peito um ritmo de samba, atabaque, pandeiro. Coração é terra que ninguém vê. Onde o que se planta, nasce. Nasce muita planta bonita. Erva daninha também dá. Mas hoje eu posso escolher o que eu quero pra mim. Quero rosas amarelas, begônias e miosótis - a flor da lembrança. Quero sol, quero mar, quero tudo o que me ponha pra cima e além. Quero festa cercada de gente sorrindo, quero abraço de amigo, colo pra deitar. Quero a proteção de São Jorge. Quero amor limpinho, gavetas arrumadas, sentimentos perfumados. Quero luz, muita luz pra poder sorrir a qualquer hora do dia e não deixar nada atravancar o caminho. Quero ser dona dos meus passos e senhora do meu destino.  
Ela tinha ímpeto de desaparecer, virar espuma, vento, soprar longe.
Se sentia culpada quando essa vontade tomava conta dos seus pensamentos,
sempre rodeada de sons, vozes, música, amor, superproteção que ela não pedia.
Tinha gana de desligar os telefones, o interfone, desligar-se.
Não era egoísmo puro e simples, era saudade dela.
Sentia falta de rir sozinha lendo seus livros, acender incenso tomando banho quente, andar pela casa com sua camiseta surrada, descalça, distraída, relaxada, ver seus filmes antigos tomando café forte, queria sua companhia de volta, não definitivamente (solidão nunca a seduziu), pois amava estar com os seus.
Gostava de ser acolhida, mimada, mas algumas vezes, um filme, um café, pés descalços, lhe bastava.
Eu só quero ser feliz e viver tranquila. Eu só quero fazer minhas coisas da melhor maneira possível e ter um moço bonzinho que me leve pra ver o pôr-do-sol no fim de tarde.


p.s.: Será que é pedir muito?!!
Estive pensando nesse mistério que faz com que a vida da gente encontre essa vida na multidão planetária de bilhões de outras. E sem saber que ela existia, perceba ao encontrá-la que sentia saudade dela antes de conhecê-la. Estive pensando nesse mistério que faz com que aquela vida que acaba de encontrar a nossa nos deixe com a impressão de estar no nosso caminho desde sempre, como se fosse um sol que esteve o tempo todo ali e a gente somente não o ouvia cantar. Nesse mistério que nos faz trocar buquês dos olhares mais cuidadosos. Que nos faz querer cultivar jardins, lado a lado. Nesse mistério que faz com que a nossa vida queira um bem tão grande à outra vida, que vai ver que isso já é uma prece e a gente nem desconfia.
 
                                           p.s.: Raios de luz à todos...
 

"Manda-me tudo pelo ...vento..."


Manda-me verbena ou benjoim no próximo crescente, e um retalho roxo de seda alucinante, e mãos de prata ainda (se puderes). E se puderes mais, manda violetas (margaridas talvez, caso quiseres). Manda-me osiris no próximo crescente e um olho escancarado de loucura (em pentagrama, asas transparentes). Manda-me tudo pelo ...vento: envolto em nuvens, selado com estrelas, tingido de arco-íris, molhado de infinito (lacrado de oriente, se encontrares).
"Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem vê-la."
"Pra início de conversa: Você anda lendo o que? Quem é que está te influenciando assim?
Quem colocou essas idéias malucas em sua cabeça?(...)
Você anda feliz demais e isso é preocupante(...) ."
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar. Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem.
 
 
Você lê e sofre. Você lê e ri. Você lê e engasga. Você lê e tem arrepíos. Você lê, e sua vida vai se misturando no que está sendo lido.
Vontade de não sei o que...de ir não sei pra onde.
Saudade de tanta coisa, que nem sei dizer...
...sei que quero, mas não sei o que quero...quero tudo, e quero nada...
Não sei mais me decifrar...sem inspiração...será que preciso me apaixonar?! Não, muito complexo, mais complexo que minha própria complexidade possa suportar!
"Se alguém me encontrar por ai, por favor: devolva-me!"

Gratifica-se muito bem!!

"Quase novembro, a ventania de primavera levando para longe os últimos maus espíritos do inverno..."



p.s.: Que o vento leve os maus espíritos pra longe e, os bons ventos nos tragam os nossos anjos protetores pra perto. Por que "vezenquando" eles ficam nos olhando de longe que é pra aprendermos a nos virar sozinhos, no grito, no braço...e acabamos tendo a impressão de estarmos desprotegidos...mas é só impressão...Meu anjo é safado, às vezes ele me apronta cada uma! Ele botou na cabeça que comigo tem que ser tudo ao contrário...mas ele esqueceu que eu sou mais teimosa que ele e, adoro quando a vida me desafia ou me tira pra dançar...
Não é algo que vai curar rápido. É muito mais complicado. Não existem remédios para corações partidos. O receitável é deixar essa ferida aberta, até ela cicatrizar. Depois de um tempo, você ainda vai lembrar dessa ferida que rasgou fundo o teu peito. Mas vai saber também, que foi apenas uma página do capítulo passado. E que o capítulo que você está agora... ah, esse sim é o mais interessante.
' Arrependimentos fazem parte do todo que é a trajetória da vida. Os erros também. Eles nos deixam mais humanos, mais reais, mais vivos. Quantas coisas boas não aconteceram na sua vida apenas pelo fato de tudo, ao menos aparentemente, ter dado errado?'

"Vai passar, tu sabes que vai passar..."


" Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada 'impulso vital'. Pois esse impulso às vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te surpreenderás pensando algo assim como 'estou contente outra vez' "

Não se preocupe mais com tanta bobagem, apenas viva, não se preocupe tanto assim com o que dizem de você, o único que te conhece como ninguém, é você mesmo. Dê valor a quem te ama, guarde as cartas de amor, jogue fora as ofensas.
"Aprendi também a não contar muito com os outros: na medida do possível, faço tudo só. Dá mais certo.”
Ninguém falou que ia ser fácil, todo dia a gente tem que fazer escolha, se acalmar e seguir. Andar com fé, se reinventar.
Os pensamentos em movimentos os sonhos que se desmancham, cada vez que duvidamos deles. Mas é domingo e parece que o tempo nesse dia anda mais lento, uma trégua de um vai e vem constante.
Deixo vagar a alma por labirintos de luz, procuro horizontes que me tragam sempre um pouco mais de paz.

"Tudo é muito além do que se vê."


Piso sobre as estrelas, caminho devagar em sonhos e devaneios que me tiram o foco. Demorei tanto a gostar de ver a vida fora de foco, perdida em sentimentos que me mostram outros caminhos.
Tudo é muito além do que se vê. E ainda existem pessoas que não olham nos olhos.

"Soprar o que não se quer viver e seguir pode melhorar a qualidade do amor."


Quantas vezes as escolhas, mesmo erradas, nos levam a melhorar nosso olhar para vida. Somente amando é que podemos construir relações melhores. São muitos os caminhos e sem bula, sem fórmula. Porém soprar o que não se quer viver e seguir pode melhorar a qualidade do amor.
Bem que podia ser agora, um amor novinho em folha.
 
 
 
p.s.: Será que se eu ficar repetindo essa frase feito mantra se realiza???!! Bem que podia, né?! rsrs

Eu ando tomando o rumo certo agora, me deseje sorte.

"... e que permaneça na roda somente quem for NECESSÁRIO!"

Que assim SEJA!


P.S.: O mundo não é cor de rosa, meu bem, tem gente que usa as pessoas pra alcançar determinado objetivo e depois descarta!Mas aos que se retirarem da roda, que vão em paz...é o que devemos desejar!
Em algum momento, em vários deles ou definitivamente, as pessoas sempre vão embora. Talvez essa seja a pior coisa do mundo.
 Eu não sei deixar ninguém partir, eu não sei escolher, excluir, deletar. São as pessoas que resolvem me deixar, melhor assim, adoro não ser responsável por absolutamente nada, odeio o peso que uma despedida eterna causa em mim. Nada é eterno, não quero brincar de Deus.
Todo mundo chega na sua vida. Em algum momento, em vários deles ou definitivamente, as pessoas sempre chegam. Talvez essa seja a melhor coisa do mundo.
Como naquele texto que não lembro, daquela pessoa que não lembro, e sobre o qual você me contou de um jeito que eu nunca mais vou esquecer, no final a gente acaba mesmo numa esquina qualquer, lembrando de alguém que um dia chegou e depois foi embora, perplexo.